quinta-feira, 9 de abril de 2009

Elos em um passado distante.

Telêmaco Borba.
Certamente, essa, vocês não vão acreditar. Telêmaco Borba, a personalidade que deu nome a bela cidade paranaense é parente colateral de Roberto Requião, governador do Paraná.
Recebi de presente de aniversário a Coleção Genealogia Paranaense de Francisco Negrão, obra atualizada e reeditada pela Imprensa Oficial do Estado. Muito boa por sinal, em diversos dos seus aspectos.
No título ” Morocine Borba” ( pagina 97 do volume VI) encontraremos a historia da Família Morocine Borba, que teve origem no Paraná com o Capitão Vicente Antonio Rodrigues Borba e Joanna Hilária Morocine Borba, casados em 1821 em Montevidéu.
Não se trata de parentesco sanguíneo por linha sucessória, mas parentesco colateral. Vou tentar explicar. O casal supracitado teve 12 filhos. O filho mais velho, Coronel Jocelym Borba, casou-se com Constancia da Silva Lopes, uma das filhas de Candido Martins Lopes, e Candido é Tri avô de Requião pela linha Materna (Luis Antonio Requião era casado com Gertrudes Lopes, também filha de Candido Martins Lopes). Assim em Candido há consangüinidade cruzada com outro ramo familiar que a liga pela linha materna ao Governador Requião. Todavia o segundo filho do Capitão Antonio Rodrigues, Coronel Telêmaco Borba, irmão mais novo do Coronel Jocelym, casou-se com Rita Marques do Amaral, o que o distancia da consangüinidade, mas que indica o remoto parentesco colateral.
Fica o registro como mais uma curiosidade genealógica da população paranaense.
Wallacereq@gmail.com



www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com,
www.g23hi.blogspot.com,
www.G23videospoliticos.blogspot.com,
www.grupog23.blogspot.com,
www.G23deoutubro.blogspot.com,
www.grupoG23deoutubro.blogspot.com,
www.G23blindagem.com,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.