domingo, 6 de fevereiro de 2011

Porto de Paranaguá. como era.




Visão do estado do porto em de 1998 2002.











Observem pelas fotos como era o pátio operacional do porto e em que condições estava entre 1996 e 2001.

Na primeira foto vemos Jaime Lerner na reunião pela privatização do porto.



Hoje para atacar o governo Requião querem dizer que o porto era um sucesso, então por que queriam privatizá-lo? Milhões foram gastos em uma obra extra porto para melhorar o acesso porto ( pedagiado) para os privados, mas graças a Deus o porto não foi vendido embora tudo estivesse certo.







Ai final do segundo mandato Jaie lerner anuncuiava investimentos em tecnologia de informação e uma obra externa de infraestrutura. Essa foi feita porque o porto que seria privatizado não poderia arcar com as desapropiações e obras na esfera do poder publico. Em seguida em 2002 o governo federal cancela as licitações das obras portuarias, e o porto não foi privatizado.

Greve no Porto, governo Jaime Lerner.

OBS esse texto que destinava-se ao arquivo, por desatenção minha veio à público, cheio de erros e inconcluso. Eu não o tirarei do "AR" mas o aperfeiçoarei aos poucos com as fotos e dados correspondentes. O texto foi escrito sob efeito de fúria e sedativos, caso vocês não saibam eu estou já há alguns anos muito doente. Mas como há males quie vêm para bem, os erros desse texto deram a ele alguma notoriedade e foi lido por muitos que me odeiam para que pudessem dizer: Que analfabeto ese cara. He he he.



Eu tenho dito em minhas oraçães que só há uma maneira de eu não pecar. Dormir.
Tamanho é o ódio que estou sentindo. Publicarei em breve o nome dos jornalistas e autoridades que responderão na justiça.

Mas para começar vamos começar esclarecendo alguns pontos>

No último mandato de Jaime Lerner o porto seria privatizado, pois em seus dois mandatos sua gestão foi propositadamente desastrosa, culminado no preparo de condições e opinião pública para a gradativa privatização direccionada para um grupo de empresário capitaneados por Salomão Soifer e equipe. ( hoje metade do porto pertence a esse grupo)

Segundo ponto ao Final do Segundo Mandato de Jaime Lerner existia um indústria de ações trabalhistas que esvaziava sistematicamente os cofres da APPA. Poderíamos supor e nunca o fizemos, de que essas quase 2000 acções trabalhistas milionárias eram articuladas como um caixa dois. Mas nunca levantamos essa lebre nem tentamos provar.

Havia um sistema, envolvendo seguradoras, que pagam multas diárias de até sete mil dólares por atraso de navio, e esse esquema engordava muita gente em Paranaguá.

Durante os dois mandatos consecutivos de Jaime Lerner, houveram renuncias e fracassos dos superintendentes da APPA, e também se registraram alguns acidentes graves no porto assim como greves.

Internamente velhos barracões impediam a logística portuária, seu pátio operacional estava em péssimo estado, esburacado. Ao final do último mandato, em vias de privatização houve aporte do estado ( no mesmo esquema das concessionarias de pedágio, para melhorar o "preço"( favorável aos privados) do bem público, ou seja, o dinheiro público realizaria antecipadamente melhorias para " economizar os investimentos dos futuros concessionarios privados", todos "amigos do governo".

Vou provar que as filas de caminhões eram uns dos grandes problemas da Gestão Lerner, isso com movimentação portuária dez vezes menor do que as posteriores, o que provarei com documentos oficiais, fosse no volume das exportações de grãos fosse no volume em dólares de movimentação portuária.

A tão falada silagem móvel ( em caminhões), isto é safra guardadas em Caminhôes na estraa, escondia um outro grande desvio, a dupla ou tripla pesagem do mesmo caminhão que entrava três ou quatro veses na fila, ( pois o porto não timnha muros, fazendo com que 30 toneladas, virassem 90 ou 120. Além do que, é a polícia que provará, essa espera maliciosa e lucrativa, incentivava a pedofilia e a prostituição no Porto.

Os acessos ao terminal foram propositadamente deteriorados na área de responsabilidade municipal, como vou provar por fotos,( em outra matéria) e o porto carecia de MURO que impedisse ou dificultasse entrada ou saída de drogas, mercadorias importadas e até quantidades de grãos, que eram comercializados na clandestinidade.
O governo do Paraná em vista da privatização, fez investimentos no acesso rodoviario e no estacionamento, um projeto da década de cinquenta ou sesenta cujo mapa enctrado na revista Itiberê, eu emoldurei e mndei para o Eduardo, posto que isso não seria feito pelos privados pois tais obras estavam na esfera do domínio público. Fora do alcance dos candidatos a serem donos do porto.

Afora isso, o porto carecia de área de manobras, e dentro de sua estrutura havia um vila de ocupação, que num e mesmo tempo colocava em risco essa população, como dificultava o crescimento portuário. Além dessas deformações existia e ainda excite um serviço que oferta de mulheres aos marinheiros em alto mar, um serviço criminoso segundo a legislação brasileira que viola a quarentena e põem em risco a população brasileira pela possibilidade de contaminação de doenças sexualmente trnsmissiveis.

Grosseiramente direi o que foi feito, e provarei com fotos, e recorte de jornais, o como era, e o que foi feito sob a longa gestão de Eduardo Requião. Sempre lembrando aos senhores, que no ambiente onde impera a corrupção como é historicamente os ambientes portuários do mundo todo", não há apenas oposição ideológica dos atingidos, mas há oposição fatica com ações que visem a derrubada do administrador que ouse enfrentar os " históricos" esquemas. Assim esse foi um dos motivos pelo pedido de demissão do Almirante Petraglia,( se esta correta a grafia) que não suportou, na sua mentalidades militar a pressão dos lobbyes quase sempre representados por políticos, ingerindo na gestão daquele administrador. Depois o fracasso de Osires Guimarâes com a finalidade de facilitar o discurso privatista.

Com Eduardo Requião:
a) O porto cresceu em área.
B) O terminal público com capacidade para 35 milhões de litros de alccol foi construído.
C) O Muro do entorno da área portuária foi completado e restaurado. O sistema de Balanças e a Guarda portuária foi modernizada e equipada.
D) O porto passou a cumprir as normas internacionais de segurança.
E) Os velhos barracões foram demolidos, e o pátio interno operacional, assim como 25 quilómetros de acesso foram pavimentados com concreto de 45 centímetros de espessura. O silo publico foi ampliado.
F) As ações trabalhistas foram resolvidas e dificultadas as novas pelo gerenciamento de pessoal e regras mais claras.
G) prostíbulos e pontos de venda de drogas no entorno portuário foram demolidos e dificultados na sua operação. Em seu lugar construido lanchonetes para caminhoneiros.
H) Um sistema de agendamento de cargas acabou com as filas quilométricas e com muitos pequenos esquemas de desvio de marcadorias ( extra porto). Assim como acabaram as indenizações de seguro por atraso no embarque de navios.
I) iniciou-se em 2009 a transferência da ocupação em área de interesse portuário, ficando a sua conclusão para o governo Pessuti.
J)Veículos fabricados em São Paulo passaram a ser exportados pelo Paraná dada as tarifas praticadas.( ver o caso da VW Fox mesmo com o abusivo preço do pedágio colocarei foto,o Fox não é fabricado no Paraná).
K) a APPA capitalizou-se e passou a desenvolver projetos sociais, como construção de escolas e outros projetos no Litoral. Incluindo a escola profissionalizante de Antonina.
L) a capacidade de silagem e estocagem do porto foi ampliada, a de combustíveis duplicada.

Sendo isso que me ocorre no momento, eu solicito que os senhores atentem para as fotos que apresento nesse primeiro texto.


Esse era, a grosso modo o quadro geral.

Pesquisarei e mostrarei mais, muito mais.





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