Porto uma luta de Hercules.
Todos sabem que os portos no Brasil são concessões do governo Federal. Na foto que postamos nesse texto poderemos ver o então governador Requião, em seu primeiro mandato, 1991, já enfrentando os interesses privados, Os senhores podem imaginar o que significa um porto. No caso do Paraná ele movimenta algo em torno de Dez Bilhões de dólares. Firmas nacionais, grupos estrangeiros, mega empresas de comercialização de grãos queriam apropriar-se dessa ferramenta publica de defesa da soberania nacional. Fiquem certos que o Requião tinha como ponto de honra em seus três mandatos tornar o porto público, eficiente, lucrativo e operacional em altos níveis. E isso foi feito contra todos os interesses privatistas.
Grandes esquemas diríamos algo tradicionais, que envolviam desde a dragagem do porto (máfia em todo o Brasil) ate detalhes mínimos como uso e exploração dos banheiros do estacionamento. Cerca de 4000 usuários dia dos banheiros significavam uma pequena fortuna.
A administração portuária na minha humilde ótica foi um sucesso posto que o cidadão comum não consiga avaliar as manobras das empresas, dos sindicatos, e dos políticos na manutenção de privilégios históricos. Digo históricos porque nosso porto se aproxima dos oitenta anos de operação. Qualquer pessoa que se proponha a administrar com pulso firme haverá, hoje, e no futuro que enfrentar lutas hercúleas para manter-se no cargo.
O remédio, histórico, foi sempre ceder e participar direta ou indiretamente das seduções portuárias. Hoje o porto se destaca dentro da cidade de Paranaguá, anos passados o porto se confundia com o caos urbano daquela cidade que sendo uma das mais antigas do Paraná teima em não se tornar adequado aos padrões urbanos das demais cidades do estado. O porto também era assim, um caos. Foi erguido foi reorganizado operacionalmente, e tudo isso foi feito com transparência publica. O porto sempre esteve aberto aos visitantes e auditores, e mesmo os operadores privados com o tempo acabaram por reconhecer que a mudança administrativa ao invés de garantir privilégios de poucos acabou trazendo benefícios para todos. A VW de São Paulo, por exemplo, passou a exportar o FOX pelo Paraná. Isso senhores é comprovação de tarifas compatíveis, regularidade do embarque, segurança operacional, e fluxo de navios.
Digam o que disserem o hoje Senador do Paraná e seu irmão Eduardo Requião embranqueceram os cabelos nessa luta visionaria pela garantia da soberania comercial do Paraná, e do Brasil por extensão. Considerem apenas que essa luta durou vinte anos. Não é mole.
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