www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A "Baronesa" Syrth Requião


Tia do Ex. Governador Roberto Requião, Syrth Requião tendo morado muitos anos em São Paulo, afastada da família, resultou que seu acervo de documentos pessoais esta, ainda, incompleto. Pairam, portanto, algumas dúvidas. Ela nasceu em Guarapuava em 1903 sendo portanto a segunda filha de Euclides Lopes Requião e Cristiana Keinert. Estudou na Escola Americana em Curitiba, onde aprendeu os rudimentos do Inglês. Formou-se professora, na Escola Professor Parodi em Curitiba e circunstancialmente tornou-se enfermeira da Cruz Vermelha durante a II Guerra Mundial. Tendo mudado para São Paulo muito jovem associou-se a parentes do marido de sua irmã, da tradicional família paulista Camargo Ribeiro, fundando em sociedade ou apenas como funcionária, no Jardim Paulistano uma escola que durou décadas. Ele morou boa parte de sua vida nessa escola. Depois dos sessenta anos morou curto período na Dinamarca e Romênia. Investigações mais recentes nos dizem que foi a esses paises a convite de ex. alunos. Faleceu em Curitiba fazendo o que mais gostava, cuidando de doentes, aos 85 anos de idade. Era alta para sua geração (1,75), altiva nos modos, elegante no portar-se e vestir, empreendedora, educada e possuidora de uma vontade inquebrantável. Na família era chamada “Baronesa”. Pode-se dizer que era uma mulher licitamente orgulhosa de si.
Fazia cerveja da mais alta qualidade.
As fotos que vemos mostra um “automóvel de quatro portas ano 1926” com seu típico rodado em madeira, e Syrth Requião ao volante, em segundo plano sua irmã Luiza, sua irma Lucy e ou sua irmã Alba ou Gertrudes( eram muito parecidas) ao fundo a casa da Avenida Angélica em São Paulo, capital. Essa foto foi tirada em sete de Setembro de 1926 e mostra como já dissemos a Baronesa ao volante. A segunda foto mostra seus sobrinhos preferidos em Curitiba, tratam-se de Roberto e Eduardo Requião, (haviam


os de São Paulo: Renato, Iza e Mariza, todo filhos de sua irmã Iza e do engenheiro Mario Camargo Ribeiro e os do Rio: Roberto, Carlos Felipe e Cristiano (filhos de Ivo Requião e Erika Braum) e ainda Paulo e Mariza Coimbra filhos do General Antonio Coimbra e Alba Requião, sua irmã) Na foto como ja dissemos Syrth, Roberto Requião e Eduardo Requião filhos de Lucy Requião, ela também sua irmã. A última foto é uma verdadeira síntese dessa mulher surpreendente. A frase esta em sua lápide e é um resumo da sua disposição em viver. “Aqui jaz Syrth Requião, muito contra sua vontade”.

Syrth teve uma curta união com João Abreu, natural de Guarapuava, seu primo em segundo grau e alcoolista, e não teve filho ou filha. Em Curitiba manteve uma escolinha de artes e modelagem de bonecos para teatro de manipulação que durou ate 1960 e funcionou “in front of” ao velho prédio da Escola Americana. Hoje demolida.

Deixou considerável patrimônio, sobre tudo, o moral.

Era presbiteriana.

Wallace Req Req para o G 23.


Assim vamos construindo a familiaridade.
Grupo 23 de Outubro.






www.psicologiadocaboaoarabo.blogspot.com www.g23hi.blogspot.com www.G23videospoliticos.blogspot.com www.grupog23.blogspot.com www.G23deoutubro.blogspot.com www.grupoG23deoutubro.blogspot.com www.G23blindagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.