www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Uma chave para o desenvolvimento.

Kits de helicópteros de uso restrito, a chave para alavancar e desenvolver o Brasil Rural.

Se você levar em conta que a maioria das vocações religiosas no Brasil vem de homens do campo, podemos dizer sem medo, que no campo está o que há de melhor no Brasil. O homem do campo, ainda que esteja envolvido num trabalho das cinco da manhã ás seis da tarde, seu tempo é qualitativamente muito melhor do que o tempo do homem urbano. O Homem do campo tem uma base de caráter fundada nas leis naturais, e tende a ser contemplativo das maravilhas de Deus.
Posto isso, quero dizer que temos dois grandes problemas no Brasil. A formação de mão de obra técnica especializada, e a superação da agricultura e pecuária básica in natura, para a gradativa industrialização da agricultura com agregação de valor.
Ora mas a formação técnica se dá com oportunidade e interesse.
O vôo é de todos os comportamentos humanos (vôo espiritual, imaginativo e vôo real) o que mais desperta o interesse da juventude.
A produção de helicópteros e ultraleves nas fazendas, como ferramenta de trabalho, realizará dois movimentos necessários ao Brasil. A formação da mentalidade técnica e o aprendizado e estudo técnico e as bases de interesse pela industrialização do campo. Com a montagem de Kits, para uso real nas atividades das propriedades agrícolas, o jovem aprenderá a simplicidade e a possibilidade de desenvolver outras técnicas, tanto para a produção em si, como para a industrialização de sua produção, nos seus mais variados estágios, agregando valor ao produto do campo, e, portanto a toda a economia Brasileira.
A experiência do Paraná, através do Fundo de Aval, de comprar e garantir a aquisição de tratores nos mostrou que esse fenômeno que descrevo aqui é absolutamente verdadeiro. Ao receber um trator novo e eficiente, os jovens retomam o seu interesse pela produção, pela manutenção mecânica de seu patrimônio, pela aquisição de equipamentos compatíveis, pela criação e adaptação de implementos, pelas técnicas de plantio, pelo desenvolvimento das técnicas de uso dos tratores, enfim crescem em noções básicas para o desenvolvimento técnico e industrial do campo.
Se nós criarmos as linhas de credito, suportadas na paridade custo produto, como foi feito no Paraná, os bancos certamente abrirão credito para a aquisição desses novos Kits de ferramentas agrícolas que são os helicópteros de uso restrito. Esse vôo real proporcionado pelo Estado aos seus cidadãos produzirá um alavancamento do empreendedorismo agrícola, como nunca se viu.
Procurarei nos próximos artigos demonstrar como isso pode acontecer. Como isso fomentará intenções e contribuições técnicas para o uso racional dessas aeronaves no uso cotidiano da vida campesina.
Se o melhor em termos de seres humanos esta sem duvida alguma nas populações campesinas, dar-lhes as ferramentas certas, as induzirá a construção de um Brasil muito melhor. Pois no campo ainda impera a solidariedade, os valores mais estruturantes da sociedade, a fé em Deus, a consciência do poder da natureza e das nossas relações com ela.
Se não fizermos isso deixaremos o melhor de nossa juventude ao sabor dos pacotes das multinacionais. Isso os corromperá, os escravizará, os expulsará aos poucos do campo, fazendo de nosso país, uma espécie de meeiros a produzir grãos para as grandes economias enquanto a juventude sem perspectiva se aglomera e se corrompe nas cidades.
Quero para terminar transcrever esse texto Bíblico: (Amos 78,4-7)
“Ouvi isto, vos que maltratais os humildes e causais a prostração aos pobres da terra. Vós que andais dizendo: Quando passará a lua nova para vendermos bem a mercadoria? E o sábado para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar os pesos e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e aos humildes com um par de sandálias, e para por à venda o refugo do trigo?
Por causa da soberba de Jacó, jurou o senhor: “Nunca mais esquecerei o que eles fizeram”
Estas são palavras de Amós aos judeus que não se convertiam. Eu faço delas palavras aos brasileiros que não se convertem ao serviço, em primeiro lugar aos irmãos brasileiros. Pois só haverá justiça social, quando todos os brasileiros tiverem possibilidade de alcançar o básico para as suas dignidades. Quando todos os brasileiros puderem contribuir com suas invenções, sua criatividade, sua operosidade para o conjunto, para o alavancamento de nosso povo.
Quando o governo do Paraná colocou internet em todas as escolas publicas, e fundou bibliotecas em cidades que sequer livrarias existiam, pensou nisso, em dar asas de pesquisa aos brasileiros do campo, para que voem e acreditem no amanhã de todos nós. O Brasil verdadeiro, que come do que produz, não nasceu para servir os interesses do grande capital internacional, mas antes para servir a sua gente.
Escolas agrícolas sim; temos no Paraná 18, mas e as escolas de agro-industrialização? Ainda não as temos. Conhecer o país, voar sobre ele à baixa altitude, ver e optar pelo que há de melhor em termos de território, é a criação da mentalidade soberana. Não adianta das asas a especuladores, a corretores de imóveis agrícolas, a empresas de transgênicos e monocultura, é preciso dar tratores, colheitadeiras, helicópteros, caminhonetes, para esses homens que resistiram aos séculos no trabalho campesino. Esses homens souberam guardar os valores essenciais da sociedade brasileira. São os filhos desses homens que precisam de escolas de qualidade. Não adianta desperdiçar dinheiro com a “educação” de filhos de famílias arrebentadas, droga adictos, meninos e meninas sem sonho e sem valor de seus corpos e de suas almas. Tem-se que assisti-los? Muito mais temos que assistir aquela gente que pode dar ao Brasil o que há de melhor, seja para a saúde do corpo, seja para a saúde da alma.
Como se diz hoje aos administradores dos negócios públicos: Tenham consciência que os bens que administram pertencem ao povo, e o povo pertence a Deus que os criou, portanto os bens dos homens pertencem a Deus, e em seu nome, devemos colocar nossos dons e bens, sobre tudo os bens públicos, para o benefício, crescimento e desenvolvimento moral de todos.
wallacereq@gmail.com




www.psicologiadocaboaoarabo.blogspot.comwww.g23hi.blogspot.comwww.G23videospoliticos.blogspot.comwww.grupog23.blogspot.comwww.G23deoutubro.blogspot.comwww.grupoG23deoutubro.blogspot.comwww.G23blindagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.