www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Zoroastrismo

Os persas e sua influência sobre os hebreus.

Ao lermos na Bíblia o livro de Ester, que, dizem os estudiosos, existir em fragmentos em hebreu e grego tardio, vemos que os persas estavam soterrando a religião e cultura hebraica. O período se refere ao 4° século antes de Cristo ao tempo de Xerxés filho de Dario, também chamado Assuero.  O monoteísmo hebraico sofreu influencia da religião egípcia e também da persa. Embora tal texto não faça uma referencia clara ao Zoroastrismo, essa era a religião da antiga Pérsia. O império de Assuero vinha da Índia ate a Etiópia, com limites um pouco confusos.

Eu não conheço obra que tenha estudado e datado com segurança o aparecimento de certos conceitos comuns a cada uma das religiões, o que quase sempre nos induz a erros de interpretação.

A obra de Zoroastro é chamada Zend-Avesta. O nascimento  de Zoroastro é inedito, ele nasceu segundo os antigos persas da união de uma planta e de um anjo. Ao nascer foi consagrado ao Deus da Luz, Ahura (aura) Mazda. Na juventude afastou-se do povo e foi viver no deserto onde foi tentado pelo demônio. Mas vencendo tudo escreveu o Zend Avesta em 12.000 couros de vaca, assim nos contam. Não há originais.

Basicamente ele nos contaria (não sei como sabem) que há uma eterna luta entre o Bem e o Mal, o Deus da Luz e o Anjo das Trevas. Num espaço temporal de doze milênios o Bem triunfará e os homens de bem serão reunidos no Céu e os maus cairão no deletério abismo.

Admirem-se deste texto: “Isso eu te pergunto Ahura Mazda. Quem determinou o caminho dos sóis (veja no plural) e das estrelas (redundância?)? Quem é que faz a luz crescer e diminuir? Quem sustenta a terra e o firmamento sem os deixar cair? Quem faz as plantas germinar e a água cair das nuvens? Quem emparelhou o carro dos ventos e os fez voar sobre a terra? Diga-me quem foi?”

Não te parece o livro de Jô? Não???? Então vamos estudar?

wallacereq@gmail.com




www.psicologiadocaboaoarabo.blogspot.com www.g23hi.blogspot.com www.G23videospoliticos.blogspot.com www.grupog23.blogspot.com www.G23deoutubro.blogspot.com www.grupoG23deoutubro.blogspot.com www.G23blindagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.