www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Para o Futuro.

Um programa e projeto para a garantia do futuro.

Embora o governador, se não se desincompatibilizar para ser candidato, tenha apenas dois anos de governo, vem se preocupando, como um projeto de máxima importância para a comunidade paranaense. Açudes e represas como reserva de água especificas para irrigação. Por quê? Longas estiagens diminuem a quantidade de água nos rios. A quantidade diminuída baixa os reservatórios, hoje existentes prioritariamente para produção de energia e água potável, e por isso são enormes e caríssimos. O que o governador vem pensando, é o represamento, de águas in natura, para três finalidades, aumentar a evaporação e com isso aumentar a umidade relativa do ar, ter reserva de água para os períodos de estiagem, e criar peixes.
Esse tipo de barragem, para a formação de represas e açudes, é obra infinitamente mais barata das que aquelas que exigem uma engenharia de equipamentos que a destinam para a produção de energia ou água potável.
Se o interesse maior é garantir a produção agrícola, também incrementaríamos o teor de proteínas do pescado, como quer e vem se esforçando o Governo Federal.
A água que estamos usando para irrigação, quase sempre é oriunda dos córregos, e estes, principalmente os pequenos quase desaparecem nas estiagens, daí a vantagem, das barreiras, para criar lagos com essa finalidade, como se fossem silos, só que silos para armazenar água.
Um meteorologista poderá explicar melhor do que eu, as vantagens da maior superfície de águas espelhadas, pois a evaporação que elas propiciam, e a maior umidade relativa do ar, facilitam o surgimento de maior índice de chuvas ( indice pluviométrico) nas regiões especificas.

Ficarei atento, para informar da viabilidade desse projeto importante e possível futuro programa de governo.

Wallacereq@gmail.com


http://www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com/
http://www.g23hi.blogspot.com/,
http://www.g23videospoliticos.blogspot.com/,
http://www.grupog23.blogspot.com/,
http://www.g23deoutubro.blogspot.com/,
http://www.grupog23deoutubro.blogspot.com/,
www.G23blindagem.com,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.