www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Democratização da Rádio e TV no Brasil.

Simples idéias para os próximos presidentes.
A democratização da Radio Difusão.
Em rápida conversa com o diretor da Radio Paraná Educativa, Paulo Chaves, ele me despertou, para um primeiro passo institucional para a democratização e formação de quadros técnicos para a rádio difusão brasileira.
Uma lei Federal, fundada num antecedente histórico ocorrido no Paraná anos atrás. Todos sabem a importância que tem hoje a Radio e TV Educativa do Paraná. O que poucos sabem é que ela nasceu como Radio Colégio Estadual do Paraná, ainda na década de 50. Depois foi transferida para o Palácio Iguaçu tornado-se radio oficial do Governo do Estado, ate tornar-se a Radio e TV Paraná Educativa.
Então qual a idéia. A idéia é aproveitar esse processo para democratizar os meios de comunicação na modalidade Radio Difusão e TV. Cada colégio estadual teria a licença para fundar a sua radio colegial. Um grupo de alunos faria um curso sob responsabilidade do Ministério das Comunicações, conheceriam os dispositivos legais e as responsabilidades da rádio difusão. Estariam então habilitados para o inicio. Montariam as rádios com duas condições:
1) Que diretores, produtores, locutores e técnicos fossem obrigatoriamente alunos.
2) Que os equipamentos, adquiridos ou construídos, se tornassem patrimônio das escolas.
Com dois anos de operação, ou pouco mais, sem sansões disciplinares, queixas, ou quebra das regras ministeriais, as escolas poderiam se inscrever para liberação de suas TV comunitárias, que obedecerão aos mesmos critérios gerais. Isso incentivaria a criatividade, daria voz e imagem à juventude popular do Brasil, formaria técnicos em manutenção e operadores. Vejam, somente no Paraná, teríamos mais de 2000 Rádios Escolas, Estaduais.
Alguém já objetou que isso geraria uma poluição nas ondas de radio, o que não é verdade.
A idéia é simples, e seria um seminário (canteiro, sementeira) de democratização da Rádio e TV difusão, com algum critério, formação de quadros técnicos, e desenvolvimento responsável do setor.
Dar voz ao povo através da juventude ( nosso filhos e netos) é solução para mudar os ouvido duro dos politicos brasileiros. Os operarios, os agricultores, os favelados falariam por meio dessas Radio Escolas Públicas, pois eles são muito representativas de nosso povo.
wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.