Simples idéias para os próximos presidentes do BRASIL.
O Brasil possui hoje, além dos oito milhões de quilômetros quadrados em terras secas, mais 3,4 milhões de terras submersas sob sua jurisdição, ampliáveis para 4,4 milhões de quilômetros quadrados de terras submersas e oceanos.
A pergunta que eu faço é qual o percentual de jovens brasileiros sendo formados para as profissões exercidas diretas ou indiretamente nas águas? Qual o percentual de cursos universitários que preparem para o exercício científico dessas profissões? Qual o nível de interesse dos empreendedores brasileiros no que diga respeito aos oceanos e as terras submersas brasileiras.
Finalmente qual o nível de consciência da opinião publica sobre a importância dessas riquezas incomensuráveis.
O mar, senhores, não diz respeito só a pesca, o laser e o turismo. O mar diz respeito ao transporte e comércio exterior. O mar ditas regras sobre as profissões portuárias. O mar indica profissões ligadas à engenharia naval, a siderurgia, a eletronica e eletrotécnica. O mar exige frotas militares armadas e redireciona a Ideologia de Segurança Nacional. O mar e suas terras submersas produzem petróleo, sal e outros minerais considerados estratégicos. O mar pode acomodar cidades flutuantes, e flutuantes universidades de pesquisa. O mar, como a terra seca, permite a criação de fazendas de animais mamíferos marinhos e peixes e outras espécies marinhas. O mar esconde segredos. O mar exige o preparo de advogados peritos em direito naval e comercial marítimo e internacional. O mar exige mergulhadores e pesquisadores submarinos. O mar exige sinalizações precisas. O mar produz, por fotossíntese mais de 80% do oxigênio do globo. O mar exige alta capacitação na condução de navegação de cabotagem e longo curso. O mar não pode ser o grande esgoto da humanidade. Todos os minerais encontráveis em terras secas são também encontráveis no mar, e nos oceanos que cobrem ¾ de planeta. Bem eu não vou tentar exaurir a questão que é imensa, mas já podemos ver que o brasileiro, e o Governo Brasileiro, não têm olhado para o mar, suas relações com o homem, a indústria e a ciência relacionada ao mar, sua defesa e fiscalização, seu estudo e pesquisa com a proporção que ele tem representado na vida nacional desde a sua descoberta.
Cremos que cabe anexo ao Ministério da Marinha, um Ministério multifacetado, como uma interface de ligação das ciências do mar, à formação da juventude brasileira nas profissões marinhas, e nas suas relações de exercício em terra firme.
Eduardo Requião quando superintendente do Porto de Paranaguá, projetou, mas não pode viabilizar, uma Universidade Latino Americana de Profissões Portuarias, nas belíssimas instalações do antigo e abandonado Porto Matarazzo em Antonina.
Quando se pensou, eu te pergunto, em construir as grandes Plataformas Marítimas de Comércio? Navios Shopping, que navegam com amostras da produção brasileir pelo mundo, divulgando o nosso comercio, a nossa industria, o nosso turismo, o nosso povo, a nossa produção agricola. Quando? Navios equipados com telecomunicações de ponta, e representação diplomatica, para ordenar pedidos de todas as especies possíveis. ( ver nesse Blog texto: As Grandes Plataformas de Comércio Maritimo.)
Parece pouco, mas apenas esse olhar frontal, poderá nos despertar, pois que sendo o Brasil o maior produtor e exportador de diversos tipos de grãos, os transporta por mar num índice de nacionalização igual a ZERO, ou seja, sem navios brasileiros, equipagens brasileiras, sem nave peças brasileiras ( industria de manutenção de navios), sem interesse nesse seguimento. Gastamos pouco mais de 20 bilhões de dólares em frete marítimo... Enquanto os brasileiros dormem em berço esplêndido, como canta o nosso Hino Nacional, cegos para essa realidade. Parte da produção de exportação, parte dos royalties do petróleo e do gás, parte da arrecadação dos 40 portos brasileiros, parte do lucro da industria automotiva, da industria siderurgica, deverá fomentar a Indústria Naval Mercante e de Guerra em solo brasileiro.( ver nesse Blog: Os desmanches de navios na India)
Quanto o Brasil gasta, por exemplo, eu me pergunto, com a exportação de petróleo, aço, minério de ferro, alumínio e madeira de lei? Quanto gasta com o que importa?Quanto investe em navegação fluvial? Que mapeamento econômico o Brasil tem de seus mares e rios navegáveis? Quando em que tempo o Governo contratou as universidades e tecnicos para fazer esse mapeamento?
Há muito a fazer pelo "Brasil Submerso". Como o chama a Marinha do Brasil: A Amazônia Azul.
OBS melhorar esse texto com pesquisa de dados mais relevantes. É obvio, como não sou um perito no assunto, que muita dessas coisas já estejam em andamento ou existam. Mas um indice ZERO no transporte marinho, é mais do que vergonha nacional, é OMISSÃO CRIMINOSA.
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