www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Servir a Pátria.

Simples idéias para os próximos presidentes.

O Serviço Militar.
Dia da criança, da padroeira do Brasil.
Mãe e criança e imediatamente nos vem à mente a idéia de futuro. O Brasil é uma criança no colo de sua mãe. Toda criança passará por um rito de iniciação da idade adulta. São muitos os detalhes, mas a criança deve desejar se tornar adulto, ser como os seus pais.
Isso me levou a pensar no serviço militar. O serviço à pátria deverá voltar a ser um ideal da juventude, um rito de passagem, uma grande e desejável aventura para os homens e mulheres, um espaço de aprendizagem, de solidariedade social, de sobrevivência, de defesa, de esporte e lutas marciais, de domínio das emoções e treinamento da esperteza e do raciocínio rápido no sentido de garantir a sobrevivência pessoal.
As escolas, todas elas, desde que os alunos chegassem aos 13 anos, já deveriam ir preparando a importância de servir militarmente a pátria, cerrar fileira nas Forças Armadas deverá ser tão cobiçado por todos os jovens como prestar o exame vestibular. Aliás so poderia prestar exame vestibular o, ou a, jovem que tivesse cumprido o Serviço à Pátria.
Haveremos de ter uma cinematografia especializada em valorizar as Forças Armadas, não apenas na sua longa história, mas na aventura de servir a pátria. No rapel, na escalada, na sobrevivência nas florestas, nas tempestades do mar, no pára-quedismo, no surfe, no socorro médico, nas comunicações, nos correios aéreos, nas defesas pessoais, enfim, em tudo que a adrenalina juvenil necessita, embora aqui uma adrenalina ordenada, conduzida, comandada. Para a sociedade, e para os pais, deverá ser um orgulho dizer, contar entre amigos, meu filho, minha filha estão servindo a pátria. Mais importante que um baile de debutantes, mais importante como já dissemos, do que ingressar numa universidade. Ter servido a pátria dará privilégios sociais, as disciplinas cursadas nas forças armadas terá algum peso inicial na escolha dos candidatos para as universidades e para as profissões.
Na televisão teremos programas, mostrando missões militares, na Terra, no Mar, no Ar, missão de socorro, de atendimento, de combate, de defesa, de engenharia, de atendimento médico, de estabelecimento de rodovias, ferrovias, comunicações eletrônicas, fabrico de equipamentos militares. Também roteiros históricos romanceados, ou ao estilo aventura, quiçá científico.
Dentro das corporações militares serão ressuscitadas as tropas de elite, que serão cobiçadas por todos. Homens e mulheres muito bem treinados sairão das forças armadas com um currículo exemplar para qualquer cargo, público ou privado. Carteira de comportamento, carteira de responsabilidade, carteira de sociabilidade. Muitos cursariam as universidades Militares e fariam carreiras. Outros sairiam das Forças Armadas Brasileiras para Cursar as Universidades Civis, outros ainda cursos técnicos. Muitos se descobririam esportistas, atletas, valentes, lutadores, policiais, mecânicos, operadores de máquinas pesadas, marinheiros ou navegadores, pilotos, enfim patriotas.
A juventude brasileira precisa de direcionamento de sua agressividade e criatividade, direcionamento racional da sua virilidade e feminilidade. As jovens, femininas, teriam a oportunidade de vivenciar o radicalismo do mundo masculino, e dar a ele, o sentido que em todos os tempos as mulheres deram à vida humana. Apenas, por melhor formadas que se encontrem não devem ir para a linha de frente, para o combate. A Mulher, diz a Constituição Alemã ( país que perdeu, milhares, possivelmente milhões de mulheres vítimas dos bombardeios), deve ser preservada, sua sobrevivência e fertilidade é a vida da nação, embora militarmente muito bem preparadas, somente em casos excepcionais, arriscarão as suas vidas férteis. A postura, a disciplina, a responsabilidade na defesa do solo pátrio e na defesa dos valores de seu povo, o cuidado com os comandados e colegas de armas, a noção de que as diversas Forças Armadas formam um conjunto harmônico e complementar, devolveria ao Brasil muito das bases de uma estrutura social sólida capaz de formar e forjar o futuro da nação brasileira.
Temos que chegar ao ponto, em que os soldados (homens e mulheres) conquistem as melhores posições nos jogos ( olímpicos por exemplo), nos esportes públicos, no futebol, no basquete, no iatismo, na música, na dança, na etiqueta. Torceremos pelos times militares, formados por nossos filhos e filhas no serviço obrigatório à Pátria, como torcemos pelos nossos times de futebol, basquetebol, futsal, automobilismo, etc.
Se for bonito ver um grupo de universitários, cantando, convivendo, muito mais bonito será tê-los visto, pouco antes, no vigor da idade, em grupos de soldados mui bem fardados, marinheiros, aeronautas, cantando, convivendo e se preparando, se assim reunirem as condições, para deixando as Forças Armadas assumirem a vida das profissões ditas liberais.
Não pense que o EUA, desenvolveu-se sem passar por esse estagio. Ordem e Progresso. Não pense que a unidade política Japonesa existiria sem esse estágio, ou a Russa, ou qualquer outra. A China nos mostra que milhões de jovens tiveram que servir a pátria para que se conseguisse uma unidade desenvolvimentista e um projeto comum de Nação. Haveria outro meio de levantar a China? Nada disso pressupõe desejo imperialista do Brasil. Nada disso significa submeter nossos países visinhos. Nada disso significa totalitarismo. Apenas o voto, o direito de voto será suspenso temporariamente ao servidor publico militar. O Congresso forte, um Presidencialismo vivo e representativo, o voto Universal. Significa apenas, que o jovem, moço ou moça, treinará de maneira objetiva o amor a sua pátria. Servir a pátria nada mais é do que suspender seus mimados direitos de meninos e meninas, temporariamente, para desenvolver forte noção de seus deveres. Nada, absolutamente nada une mais do que a possibilidade de perder a vida e defende-la entre amigos, companheiros de farda.
Então a Nação Brasileira, já não será mais criança, já não será dispersiva, será como um homem ou mulher, maduros, já treinados na defesa da Pátria, e de suas famílias, educados; serão agora coesos, abraçando agradecidos à sua Mãe que tanto fez por eles, mãe natural, família da qual nascemos e devemos as nossa vidas, e Mãe Padroeira, mulher que gerou e amamentou e nos deu Jesus Cristo para aprendermos o que é a Paz. Ele nos ensina a Paz verdadeira.

wallacereq@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.