Curiosidades Evangélicas I
Já dissemos muitas vezes que o cristianismo nasce no seio do povo israelita ( judeu) e é um fenômeno, podemos dizer palestino, antes de se tornar romano. O que dizemos aqui, retirado do livro da editora Agir titulado: Para entender os Evagelhos, dá um testemunho favorável à nossa tese.
São Marcos Evangelista, judeu de língua aramaica com Jesus é o autor do segundo Evangelho.
Diz Estevão Bettencourt OSB em seu livro, para entender os Evangelhos que Marcos e Paulo (o Fariseu) tinham sido muito próximos ( discípulos um do outro), mas que fora na escola de Pedro (o pescador Judeu) o apóstolo dos judeus que o jovem discípulo recebeu o que narra em seu Evangelho.
Com efeito, diz o autor, o testemunho mais antigo que temos a respeito de São Marcos deve-se a Pápias, bispo de Hirápolis na Ásia Menor, o qual por volta de 130 escrevia:
“ Eis o que costumava dizer o presbítero: Marcos que se tornou interprete de Pedro, escreveu com exatidão tudo de que se recordava dentre os ditos e feitos do Senhor. Ele não ouviu o Senhor, nem foi seu discípulo; mais tarde, porém fez-se discípulo de Pedro. Este ministrava os ensinamentos segundo a necessidade, sem tencionar por em ordem os sermões do Senhor".
Este depoimento valioso de Pápias pela sua antiguidade fornece-nos dados históricos precisos.
A) Marcos escreveu na qualidade de interprete e discípulo de Pedro.
B) São Marcos não quis escrever a biografia completa de Jesus, mas apenas o que São Paulo pregava. Este por sua vez não procedia segundo estrita ordem cronológica, nem lógica, mas de acordo com a indigência ( necessidade) dos ouvintes. É o que faz com que o Evangelho de Marcos se distancie tanto do de Mateus cujos temas se encontram mui harmoniosamente dispostos, como o de João que prima por sua cronologia.
C) Vejamos o que diz Clemente de Alexandria mais ou menos em 215 Dc. : “A mente dos ouvintes de Pedro foi iluminada por um raio de piedade tão forte que não julgaram ouvir uma só vez a pregação divina nem contentar-se com pregação meramente oral. Pediram então a Marcos com muitos e insistentes rogos... escrevesse um memorial da catequese que lhes fora transmitida de viva voz; e não cessaram de solicitar até que terminasse o trabalho; assim deram ocasião para que fosse escrito o” Evangelho segundo Marcos “... informado do que sucedera o apostolo ( Pedro) alegrando-se pelo zelo concedeu fosse o livro lido nas Assembléias”.
D) O autor do segundo Evangelho é um judeu que transmitia uma catequese originalmente concebida em aramaico.
E) O autor conhecia exatamente as tradições israelitas que ele explica aos seus leitores (7,3s) e (14,12) e (15,42).
F) Marcos é o único evangelista a citar as palavras aramaicas (3,17; 5,41; 7,34; 14,36; e 15,34), somente a ultima citação também é encontrada em Mateus (27,46)
G) De um modo geral o conteúdo e a linguagem geral do segundo evangelho apresentam um colorido semítico bem acentuado.
H) A catequese aramaica que o segundo evangelista transmitia é a pregação do Judeu Pedro;
I) O autor escrevia não para judeus, mas, para gentios convertidos (?) embora Pedro falasse para judeus.
sábado, 15 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Manssaggio et commenti.