www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Testemunha Viva.

Testemunha Viva.

Wallace Requião de Mello e Silva.

Houve três grandes manifestações populares das quais participei e que sou testemunha viva. O “Encontro Eucarístico Nacional” em 1963 ou 64. A “Visita” do Papa João Paulo II em 1980 e o “Retorno ao Governo” de Requião em 1993. Do encontro Eucarístico eu não encontrei foto, mas para os anos 60 foi manifestação popular recorde. Quando o Papa esteve no Brasil em 80 e visitou Curitiba, os jornais falavam em 800.000 pessoas, algo exagerado, mas posso testemunhar que havia gente comprimida desde a Catedral ate o Palácio Iguaçu. Um volume expressando recorde absoluto. Todavia houve outro, que ocupa o segundo lugar no ranking das grandes manifestações populares ocorridas em Curitiba.
Diferentemente da visita do Papa, que foi evento divulgado com larga antecipação além da questão emotiva da fé, o de apoio ao Governador Requião, cassado [pelos juizes do Paraná, enquanto visitava o Equador, tomou a população do Paraná de surpresa. Houve uma reação popular sem par na nossa história. Essa é a questão. Pelo caminho, desde o aeroporto em São José dos Pinhais ate o Palácio Iguaçu acumulavam-se pessoas em massa, num cordão ininterrupto de voluntários e eleitores tomando os dois lados da Avenida das Torres.
Eu calculo uma multidão só superada pela visita do Papa. Não houve outro evento com tal magnitude no Paraná. É pena que eventos como esse, dos quais eu guardo filmes em vídeo, não sejam lembrados com a freqüência que merecem por serem registros da historia recente do Paraná. É a historia viva, com testemunhas vivas, para mim que sou testemunha, motivo de licito orgulho.

Wallace Requião de Mello e Silva.


Retomando o assunto para o G 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.