www.psicologiadocaboaorabo.blogspot.com; www.grupo23deoutubro.blogspot.com; www.grupog23deoutubroblogspot.com

sexta-feira, 27 de março de 2009

Novo Hospital


Requião inaugura em Paranaguá o Hospital Regional do Litoral

Unidade custou R$ 32 milhões ao Tesouro do Estado e vai atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde

Com fotos

O governador Roberto Requião, o vice-governador Orlando Pessuti e o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, inauguraram nesta quinta-feira (19) o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. A unidade, que custou R$ 32 milhões ao Tesouro do Estado, vai atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde e será referência para os 260 mil habitantes dos sete municípios da região, além da população flutuante, que na temporada de verão, chega a 2 milhões de pessoas.

Requião disse que, até muito pouco tempo atrás, o melhor hospital do Paraná era uma ambulância que levava o paciente para o Hospital das Clínicas, em Curitiba. “Nós estamos inaugurando 37 hospitais no Estado. Hospitais magníficos como este e alguns maiores que este. Com isto, a alta complexidade e o atendimento médico ficarão ao lado da casa dos paranaenses. Ninguém mais tem que tomar uma ambulância para ir a Curitiba se tratar”, afirmou.

Segundo o governador, o benefício também será estendido aos hospitais de Curitiba, que viviam superlotados. “Estes novos hospitais acabam com a superlotação. Aqui em Paranaguá, estamos inaugurando um hospital moderno, de alta complexidade e que terá 550 funcionários e médicos, além de equipamentos de Primeiro Mundo”, disse.

O governador lembrou que a necessidade da construção do Hospital Regional do Litoral surgiu com as dificuldades financeiras enfrentadas pela Santa Casa, que teve seu patrimônio penhorado e foi levada a leilão pela Justiça. “Determinei que o Governo do Estado viesse ao leilão e comprasse a área. Compramos a área e inicialmente mandei construir um barracão, que foi transformado em pronto-socorro, para que o atendimento à população não fosse interrompido. Projetamos e iniciamos a construção do hospital, sem que os serviços fossem paralisados. A Santa Casa desapareceu e surgiu o Hospital Regional, que está sendo progressivamente ocupado”, afirmou.

O Hospital tem 150 leitos e 20 Unidades de Terapia Intensiva em funcionamento. A capacidade total é de 190 leitos normais e 21 UTIs e pode ser ampliada conforme a necessidade. Anteriormente, na antiga estrutura, eram 88 leitos e nove UTIs. O número de profissionais também foi ampliado. De 300 profissionais de diversas áreas, além de 88 médicos, este número passou para 500 funcionários e 110 médicos. O hospital tem novos e modernos equipamentos, como um aparelho de raios x que mostra a imagem imediatamente no computador; um tomógrafo de 16 canais um novo Sistema de Digitalização de Imagem.

SAÚDE É PRIORIDADE - O vice-governador Orlando Pessuti disse que, a inauguração do Hospital Regional do Litoral é mais uma prova da prioridade que o Governo do Estado vem dando a saúde no Paraná. “Estamos honrando e cumprindo os compromissos que assumimos na campanha eleitoral. Todos se lembram que eu e o governador Requião dizíamos que íamos acabar com o tráfego de ambulâncias pelo Estado. Investimos numa política de regionalização da saúde, com humanidade e respeito. Basta ver o que estamos entregando aqui hoje em Paranaguá, para verificar que este hospital é de primeira grandeza. Assim foi também com a construção do Hospital de Reabilitação de Curitiba e assim será quando inaugurado com o Hospital Infantil de Campo Largo, que será um dos mais modernos do País”, disse.

O secretário Gilberto Martin destacou que nenhum outro governo investiu tanto em saúde no Paraná. “Isto se deve ao fato de o governador ter uma sensibilidade muito grande para a área social. Ele manifesta esta sensibilidade na área da saúde, pelo fato de seu pai ter sido um grande médico, que atendia à população com respeito, coração e bondade. De certa forma, o governador consolida tudo isto, como homem público, fazendo elevados investimentos em hospitais e clínicas. Faço saúde pública há mais de 22 anos e nunca vi um governador investir tanto em saúde pública como o governador Requião. Ele é disparado o governador que mais tem investido nesta área”, afirmou.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus, agradeceu os investimentos que o governador Roberto Requião vem fazendo na região. “Quero dizer muito obrigado pelo apoio que tem dado ao Litoral, que avança. De nada adianta ficar falando em crise. O que temos assistido em todo Estado é a execução de inúmeras obras, gerando empregos e fazendo a economia girar”, disse.

A solenidade de inauguração teve a presença ainda dos secretários Forte Neto (Desenvolvimento Urbano), Milton Buabssi (Relações com a Comunidade), Julio César de Araújo Filho (Obras Públicas), Luis Mussi (Especial), Carlos Moreira (Gabinete), coronel Washington Rosa (Casa Militar), Vera Mussi (Cultura), Yvelize Arco-Verde (Educação), da presidente do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Requião, do prefeito José Baka Filho, dos deputados Luiz Cláudio Romanelli, Rodrigo Rocha Loures, Bete Pavin, Edson Strapasson, Ney Leprevost, Alexandre Curi, da presidente do Provopar, Lucia Arruda, do superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Daniel Oliveira de Souza, do diretor geral do Hospital Regional, Carlos Eduardo Marcondes Lobo.

CENTRO CULTURAL - O Governo do Estado já anunciou que a antiga estrutura da Santa Casa (tombada), que tem 174 anos, será transformada em um Centro Cultural com biblioteca. O Hospital Infantil, que foi transferido para dentro do Hospital Regional, deverá se tornar uma unidade especial para o atendimento de mulheres e crianças.

Durante a cerimônia de inauguração do Hospital Regional do Litoral, o governador Roberto Requião e o secretário da Saúde, Gilberto Martin, entregaram ao hospital dois novos veículos para trabalhos administrativos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manssaggio et commenti.